sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Desperticio de Alimentos Até Quando!?





O brasileiro consome, em média, 35 quilos de hortaliças por ano, entretanto, outros 37 quilos acabam no lixo (EMBRAPA 2006). Por outro lado, pesquisas do (IBGE 2010) apontam que mais de 16 milhões de pessoas ainda vivem na extrema miséria.
O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos, no mundo, cerca de 14 bilhões de toneladas por ano, entre: frutas, hortaliças e grãos vão para o lixo anualmente (Embrapa 2009).
Se por um lado, temos desperdício e miséria, no outro temos a obesidade, hoje quase metade dos brasileiros, está acima do peso (IBGE 2008/2009), esses números são alarmantes, pois se continuarem nesse ritmo teremos o mesmo índice de obesidade dos Estados Unidos onde a cada três pessoas, duas estão acima do peso.
“O Brasil é o quarto produtor mundial de alimentos (Akatu, 2003), produzindo 25,7% a mais do que necessita para alimentar a sua população (FAO).
Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, é desperdiçado o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar (VELLOSO, Rodrigo. Comida é o que não falta. Superinteressante. São Paulo: Ed. Abril, nº 174, março/2002).




De acordo com o caderno temático “A nutrição e o consumo consciente” do Instituto Akatu (2003), aproximadamente 64% do que se planta no Brasil é perdido ao longo da cadeia produtiva:
  • 20% na colheita;
  • 8% no transporte e armazenamento;
  • 15% na indústria de processamento;
  • 1% no varejo;
  • 20% no processamento culinário e hábitos alimentares.
Segundo Instituto Akatu, 2004: Analisando estes dados de uma forma mais simples, isso significa que uma casa brasileira desperdiça, em média, 20% dos alimentos que compra semanalmente, o que remete a uma perda de US$ 1 bilhão por ano, ou o suficiente para alimentar 500 mil famílias”





A alimentação é básica à sobrevivência, independentemente, da condição social, religiosa e econômica, o ponto crítico é a qualidade e quantidade dessas refeições.

A educação alimentar é à base de uma boa saúde, entretanto, a população não possui este conhecimento elementar, por essa deficiência são gerados excessos ou privações. A educação é um ato contínuo. Mudar hábitos requer: força de vontade, esforço, informação e acompanhamento técnico constante.

O empreendedorismo requer uma visão sustentável, de longo prazo, com a utilização de recursos, de modo responsável e criativo, com o foco na melhoria ou preservação do bem estar social, incluso a proteção do planeta.

Vivemos em sociedade, sendo assim, ações pontuais, sem a visão do todo, não produzirão resultados sustentáveis, no longo prazo, apenas com parcerias e articulações com: Governos, ONGs, Entidades não governamentais, 



Uma boa nutrição é fundamental para uma vida saudável se todos pudessem aprender a aproveitar melhor os alimentos, em receitas criativas, a planejar suas compras, de acordo com o consumo familiar, a armazenar os alimentos adequadamente, essa triste situação seria bem diferente e assim, garantiríamos a sustentabilidade do planeta e ajudaríamos a garantir um futuro melhor para todos

Nós da Sabor Nutry, conscientizados com o grave Problema do desperdício

Ministramos Palestras e Treinamentos de Funcionários, Donas de Casa e responsáveis por preparações.

Nosso Maior Alvo são os Restaurantes Onde há grande desperdício de Alimentos.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário